sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ministra já admite substituir modelo


Ministra já admite substituir modelo. A ministra da Educação admitiu ontem pela primeira vez a substituição do modelo de avaliação dos professores mas só no próximo ano lectivo e depois de ser aplicado este ano. A Oposição criticou a contradição da proposta, enquanto os sindicatos pedem para reunir com a ministra.


'Uma vez iniciada este ano uma avaliação séria dos professores, estarei totalmente aberta à discussão de alterações a este modelo e até à sua substituição por outro melhor, mas em anos seguintes, não neste. O modelo pode ser corrigido mas primeiro tem de ser aplicado', disse Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, num discurso muito aplaudido pelos deputados do PS, durante o debate de urgência sobre avaliação pedido pelo Bloco de Esquerda (BE).


A Oposição considerou a posição da ministra contraditória. 'Como pode defender este modelo com unhas e dentes e, ao mesmo tempo, afiançar que está disponível para o substituir?

Não se pode querer uma coisa e o seu contrário', disse Cecília Honório (BE). Já o CDS-PP falou em absurdo. 'Pretender aplicar um modelo para depois o substituir é um verdadeiro absurdo. Estamos a perder tempo e seria melhor ter humildade e deixar que o primeiro-ministro tente chegar a um acordo', afirmou Diogo Feio do CDS-PP.


À saída do debate, confrontada pelo CM se fazia sentido aplicar um modelo este ano que pode ser substituído no próximo, a ministra retorquiu assim: 'Fui mais longe, dizendo que se pode substituir o modelo, para provar que não tenho preconceitos em relação a modelos de avaliação'.


Todos os partidos da Oposição apresentaram moções pela suspensão do modelo que deverão ser hoje rejeitadas pela maioria socialista.

Episodio 200 - O que vai mudar nas escolas?

Neste programa (Sociedade Civil):

Com tantos avanços e recuos do Ministério da Educação e dos representantes dos professores e dos alunos/pais, afinal o que é que vai mudar nas escolas portuguesas em 2009?
Neste início de Dezembro, entre os últimos testes e o início das férias, é da mais absoluta importância fazer um ponto de situação e explicar aos portugueses o que é que podem esperar do sistema de ensino. Será que o “braço de ferro” entre Ministério de Educação e professores acaba?
O que pensam os professores, os alunos e os pais destas medidas?
As vozes da sociedade civil irão clarificar e avaliar este processo.
Deixamos aqui o link onde poderá aceder ao episódio, porque de momento o site não estava a funcionar bem. Vale a pena ver!

Comentários.

Quem quiser comentar o nosso blog já o pode fazer! Houve um erro nas definições, agora já pode comentar toda a gente.

Cumprimentos,
CDDIR