
Ministra já admite substituir modelo. A ministra da Educação admitiu ontem pela primeira vez a substituição do modelo de avaliação dos professores mas só no próximo ano lectivo e depois de ser aplicado este ano. A Oposição criticou a contradição da proposta, enquanto os sindicatos pedem para reunir com a ministra.
'Uma vez iniciada este ano uma avaliação séria dos professores, estarei totalmente aberta à discussão de alterações a este modelo e até à sua substituição por outro melhor, mas em anos seguintes, não neste. O modelo pode ser corrigido mas primeiro tem de ser aplicado', disse Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, num discurso muito aplaudido pelos deputados do PS, durante o debate de urgência sobre avaliação pedido pelo Bloco de Esquerda (BE).
A Oposição considerou a posição da ministra contraditória. 'Como pode defender este modelo com unhas e dentes e, ao mesmo tempo, afiançar que está disponível para o substituir?
'Uma vez iniciada este ano uma avaliação séria dos professores, estarei totalmente aberta à discussão de alterações a este modelo e até à sua substituição por outro melhor, mas em anos seguintes, não neste. O modelo pode ser corrigido mas primeiro tem de ser aplicado', disse Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, num discurso muito aplaudido pelos deputados do PS, durante o debate de urgência sobre avaliação pedido pelo Bloco de Esquerda (BE).
A Oposição considerou a posição da ministra contraditória. 'Como pode defender este modelo com unhas e dentes e, ao mesmo tempo, afiançar que está disponível para o substituir?
Não se pode querer uma coisa e o seu contrário', disse Cecília Honório (BE). Já o CDS-PP falou em absurdo. 'Pretender aplicar um modelo para depois o substituir é um verdadeiro absurdo. Estamos a perder tempo e seria melhor ter humildade e deixar que o primeiro-ministro tente chegar a um acordo', afirmou Diogo Feio do CDS-PP.
À saída do debate, confrontada pelo CM se fazia sentido aplicar um modelo este ano que pode ser substituído no próximo, a ministra retorquiu assim: 'Fui mais longe, dizendo que se pode substituir o modelo, para provar que não tenho preconceitos em relação a modelos de avaliação'.
Todos os partidos da Oposição apresentaram moções pela suspensão do modelo que deverão ser hoje rejeitadas pela maioria socialista.
À saída do debate, confrontada pelo CM se fazia sentido aplicar um modelo este ano que pode ser substituído no próximo, a ministra retorquiu assim: 'Fui mais longe, dizendo que se pode substituir o modelo, para provar que não tenho preconceitos em relação a modelos de avaliação'.
Todos os partidos da Oposição apresentaram moções pela suspensão do modelo que deverão ser hoje rejeitadas pela maioria socialista.
1 comentário:
Alguém por ventura observou o currículo de publicações,desta Srª no portal do Governo,perfil dos ministros.
Se ainda forem a tempo, se não for alterado por algum erro de comunicação informática,talvez se entenda o que no texto parece sem sentido. E passem a partilhar a minha visão da política de Educação que este Governo de Sócrates tem e teve desde a sua tomada de posse.
É preciso é apresentar boas publicações estatísticas para não destoar das classificações que os professores à décadas andam por várias Escolas a semear, em vez de AVALIAREM O SEU TRABALHO E O VALOR DOS SEUS ALUNOS.
Por isso não se aperceberam da mudança do ESTATUTO e das REGRAS pouco meritórias estabelecidas no concurso dos PROFESSORES TITULARES embora se tivesse ouvido reclamações e mesmo a indignação do Sr. PROVEDOR DE JUSTIÇA.
Passivamente não se pensou,o que era preciso era afastar alguns colegas chatos que não chegam ás avaliações dos alunos e dão três ou mais a todos.
Por isso hoje A SRª MINISTRA diz,o vosso modelo cabe numa folha A4. E os SINDICATOS andem ainda a pensar o que é que devemos considerar para DIGNIFICAR OS PROFESSORES.
Só que os PROFESSORES finalmente ACORDARAM, e podem constatar que TODA A GENTE ACHA ABSURDO,mas não têm alternativa a defender.
Em conclusão:
OS PROFESSORES DEVEM APRENDER QUE A SUA DIGNIFICAÇÃO E CONSEQUENTE AVALIAÇÃO É O RECONHECIMENTO DOS CIDADÃOS POR ELES FORMADOS E NÃO AO MOLHE PASSADOS.
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