segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Educação/Manif: Milhares de professores enchem o Terreiro do Paço

08 de Novembro de 2008, 15:38
Lisboa, 08 Nov (Lusa) - Milhares de professores vindos de todo o país enchem já o Terreiro do paço em Lisboa, numa manifestação para exigir a suspensão do modelo de avaliação de desempenho proposto pelo governo.
Cerca das 15:00, a Praça do Comércio já estava praticamente cheia, apesar de centenas de docentes se encontrarem ainda nas ruas adjacentes e de dezenas de autocarros com professores continuarem a caminho da capital.
Oriundos de todo o país, muitos professores envergam camisetas pretas exigindo "Respeito" e apelando ao governo para os deixar trabalhar "sem burocracias".
"Desilusão", "desânimo", "revolta" e "falta de esperança no futuro" são as palavras mais proferidas pelos docentes para descrever o actual ambiente o ambiente vivido nos estabelecimentos de ensino.
"Noto que já ninguém trabalha com alegria. A burocracia é tanta, já não temos tempo para nos dedicarmos aos alunos, que é a nossa missão principal., Por isso viemos aqui pedir que nos deixem ser professores", disse à Lusa Conceição Guimarães, educadora de infância no Porto, há 32 Anos.
Entre os milhares de pessoas que enchem o Terreiro do Paço estão igualmente familiares de docentes que associaram-se ao processo para apoiar a contestação ao modelo de avaliação de desempenho.
"Sou pai e avô de professores e vim hoje de propósito de Esposende para ajudar os meus familiares e dizer ao país que os professores estão a ser maltratados", disse Franquelim Fernandes, 85 anos.
Professores de todo o país estão hoje a manifestar-se em Lisboa contra o modelo de avaliação de desempenho, contestando também o diploma de concursos de colocação de docentes e o novo regime de gestão e administração escolar, num protesto convocado por todos os sindicatos do sector.
JPA
Lusa/Fim

Sem comentários: